5 de abril de 2009

História




FUNDAÇÃO MARIA ULRICH

Maria Ulrich – In "Testamento"1988
Esta Fundação deverá inspirar-se, na sua actuação, em um espírito e orientação essencial que, em seguida, tentarei definir:
Considerando que todo o homem foi criado para atingir uma plenitude e só viverá verdadeiramente, só será feliz no pleno desabrochar e desenvolvimento da sua personalidade que, a meu ver, só atingirá através da perspectiva cristã.
Considerando, por outro lado, que os meios fornecidos para ajudar esse crescimento interior e essa formação dos verdadeiros valores faltam quase por completo, conduzindo os indivíduos e, nomeadamente, as criança e os jovens a comportamentos de feroz individualismo, de materialismo e de gozo, ou de fuga da realidade na droga, etc.
Considerando que a sociedade depende dos homens que a conduzem e que a actual crise que atravessamos corresponde justamente a uma grande carência de valores humanos que se revelem e se afirmem.
Considerando que as obras de beneficência, por melhor que possa ser a sua finalidade, só atingem esses fins verdadeiros, consoante a orientação e o espírito que os seus dirigentes lhe imprimem...
Julgo que, antes de criar obras novas de âmbito reduzido, interessa dar apoio às que já existem e que comprovadamente apelem para a formação da personalidade humana, das mais variadas formas, mas sempre no sentido da superação e da valorização espiritual.
Inspirada no espírito da fundadora a Fundação Maria Ulrich é instituída em 1989 com o objectivo de desenvolver acções no âmbito da formação, da educação e da cultura numa perspectiva humanística e cristã. (Artº 1° dos Estatutos).
Os seus estatutos foram publicados no Diário da República de 11 de Outubro de 1989, sendo reconhecida como instituição de Utilidade Pública.
Desde essa altura, na Rua Silva Carvalho 240 em Lisboa, na casa onde Maria Ulrich viveu, desenvolvem-se actividades e projectos, abertos a todos os que se interessam pelas questões relativas à formação, à educação e à cultura.
Ao longo destes anos a Fundação tem vindo a promover cursos, colóquios, congressos, ciclos de conferências, exposições, lançamentos de publicações, encontros, formações, num universo muito vasto de crianças, jovens, pais, avós, educadores, auxiliares de educação, animadores de tempos livres, catequistas e professores.
A Fundação tem colaborado com outras instituições, num trabalho conjunto nas áreas da investigação, da formação e transmissão de valores, da análise e resposta educativa à realidade, da actualização e divulgação pedagógica e da formação de formadores.
A Fundação é instituição acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
A Fundação tem um centro de documentação disponível para a consulta de livros e documentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário